segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Dia da Alimentação - EB1 Bom Sucesso

Para comemorar este dia, foram elaboradas receitas de sobremesas saudáveis e feitos trabalhos de escrita e plástica.

Canção – música da machadinha


Eu sou pequenina,
Mas já sei escolher,
Os bons alimentos,
Para bem viver.

Eu quero crescer,
Ser um valentão,
Como hortaliças,
Fruta queijo e pão,

Para ter saúde,
Eu quero comer,
Carne peixe e ovos,
E leite beber.

Antes de comer,
As mãos vou lavar,
E os meus dentinhos,
Antes de deitar.


quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Alunos da UATIP visitam a Escola Secundária Infante D. Henrique

No âmbito da disciplina Ruas do Porto, os alunos da UATIP e o docente Daniel Afonso visitaram hoje a sede do Agrupamento.
 

Nesta visita, guiada pelo Engº Fernando Pires Basto, que aqui leciona há 46 anos, foram mostrados os espaços da escola e contada um pouco da sua história: “Criada por Decreto em 1884, com a designação de Escola de Desenho Industrial de Vilar, ganhou mais tarde e por vontade do rei, que considerou que a mesma devia ter o nome da figura histórica mais importante da cidade do Porto, o nome de Escola Industrial do Infante D. Henrique.
Instalada no já inexistente Palácio de Cristal, recrutou os seus primeiros professores em Itália.

Do Palácio de Cristal passou para outras instalações na Rua das Taipas e só em 1933 veio para as instalações que hoje ocupa e às quais foram acrescentadas duas alas, primeiro para oficinas e depois para laboratórios no que ainda hoje se denomina edifício novo, mas que de novo já nada tem.
Nos primórdios da sua existência, os seus cursos eram muito procurados e muitas vezes os alunos eram recrutados pelas indústrias ainda antes do seu término. Aqui funcionaram cursos de têxtil, mecânica, eletricidade, química, física arte e design… e por cá passaram professores e alunos que se destacaram em várias áreas e que continuam a ser lembrados, nas placas que se encontram espalhadas pelo edifício e nos nomes das salas.”

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Leituras com Fernando Pessoa e Walt Whitman

Os alunos do 12º ano de Mecatrónica e a professora Alexandra Senra escolheram o espaço da BE para apresentarem os trabalhos que fizeram sobre estes dois autores. Num ambiente descontraído, partilharam as entrevistas já preparadas e a leitura de poemas.



quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), cujo tema é Ligando Comunidades e Culturas, a equipa da BE selecionou um conjunto de filmes para cada biblioteca. Com esta atividade pretende-se proporcionar aos alunos o conhecimento sobre diferentes comunidades ao nível geográfico, social, cultural...
Foram também elaborados guiões de exploração dos filmes que se encontram disponíveis a toda a comunidade.