sábado, 9 de dezembro de 2017

Xmas Everywhere

No dia 7 de dezembro, os alunos do 7ºA da Escola Básica 2/3 Gomes Teixeira, acompanhados pela sua professora de Inglês, Alexandra Nunes, visitaram cerca de 87 alunos do Jardim de Infância e 270 da Escola Primária do Bom Sucesso, a fim de lhes desejarem Boas Festas e um ótimo Natal. A mensagem passou em forma cantada de temas conhecidos de todos, tais como o Jingle Bells, We Wish You a Merry Christmas Santa Claus is coming to Town, entre outros.

A visita natalícia ocorreu no âmbito da atividade Xmas Everywhere, em que os alunos da referida turma de 7ºano e a sua docente de Inglês e Diretora de Turma pretendem celebrar o Natal com vários atores e em diversos espaços do Agrupamento de Escolas Infante D.Henrique. O ambiente foi de grande alegria e de convívio entre os atores pequeninos e os seus convidados mais velhos, mas também  de grande comoção destes últimos, uma vez que a grande maioria dos alunos do 7ºA também havia frequentado o JI e a Primária do Bom Sucesso entre os 2 e os 9 anos. Assim, para além dos cânticos, houve lugar para risos, choro, abraços e recordação de uma parcela da vida que todos evocam com grande estima.



quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Seminário Dificuldades específicas de aprendizagem - perturbação da leitura e da escrita

Realizou-se ontem, na Biblioteca da Escola Gomes Teixeira o Seminário A' braços com os embaraços da leitura e da escrita, organizado pelo Departamento de Educação Especial, que teve como oradora convidada a Dra Diana Alves e que contou com grande adesão do corpo docente do Agrupamento.

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência nas escolas do Agrupamento

O Departamento de Educação Especial, em parceria com docentes, alunos e assistentes operacionais, iniciou hoje as atividades que assinalam o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que irão decorrer ao longo da semana.
No átrio da entrada da Escola Básica Gomes Teixeira, foi colocado um painel – Mural da Diversidade, que convida os alunos a registarem o que é para eles conviverem com um colega diferente.
Na aula de Português, os alunos do 5º C deslocaram -se a este espaço e partilharam a sua opinião, colando-a no mural.
Na Escola Básica do Bom Sucesso/Jardim de Infância, o dia começou na Biblioteca com a visualização da curta-metragem “Cordas”, pelos alunos do 1º ciclo, seguida de um debate com a docente Maria João. Esta docente entregou a cada aluno um guião de exploração do filme, para que a atividade continue na sala de aula, e um marcador de livros para os alunos levarem para casa onde estão definidas 10 vantagens de lidar com a diversidade.
Os alunos do Jardim de Infância participaram em jogos lúdico-pedagógicos, orientados pela Professora Joana, que lhes permitiram “experimentar” como é viver sem a capacidade da visão.





domingo, 3 de dezembro de 2017

O Sonho de Constança, Ana Mafalda Damião

A Constança tem um sonho. Um sonho que nasceu assim, pequenino e silencioso, como nascem os sonhos das crianças. Todos os dias cresceu um bocadinho. Cresceu na sala de aula, quando o Diogo escrevia o O do nome na ponta da folha. Cresceu quando a Joana dizia que o Diogo não sabia fazer nada. Cresceu quando os desenhos do Diogo saíam da folha e se estendiam pela mesa fora. Cresceu no recreio, em todos os recreios, quando o Diogo passeava sozinho pelo pátio, alheio a tudo e a todos. Quando chegava a casa, a Constança enroscava-se no sofá com a Francisca, a sua boneca preferida, ligava o Canal Panda e punha-se a sonhar. A mamã desconfiava que não eram os desenhos animados que bailavam nos olhos da Constança e perguntava:
– Sentes-te bem, filha?
– Sim, mamã – respondia ela, sem desviar os olhos das imagens imaginadas.
Um dia, o «Sim, mamã» veio acompanhado de duas lágrimas teimosas. A mamã deixou a Constança chorar, afagando-lhe o cabelo e sussurrando-lhe carinhos. Com as lágrimas saíram as palavras, aquelas palavras que se foram formando no crescer do seu sonho: que o Diogo fosse igual a todos os outros meninos, que o O do seu nome fosse para perto do g, que os seus desenhos ficassem bonitos e coloridos dentro do seu caderno, que no recreio não houvesse mais passeios solitários… A mamã explicou à Constança que o Diogo é um menino autista, diferente, como diferentes são todos os meninos e meninas, porque todos são únicos. Únicos no seu crescer e sentir, únicos no seu aprender, únicos no coração dos outros… A Constança entendeu e, limpando as lágrimas, disse:
– Sabes mamã, eu gostava que o Diogo tivesse um caderno bonito, assim como o meu. Ele gosta muito do meu caderno, pega sempre nele e acaricia as folhas. Às vezes, dizem que o caderno do Diogo não está bem e eu sei porquê. É que o Diogo não cabe dentro dele.
A mamã sorriu e, abraçando-a, propôs-lhe fazerem dois cadernos grandes: um para ela, outro para o Diogo.
O Diogo adora animais e a capa do seu caderno é um oceano de golfinhos e peixinhos, tartarugas e corais, uma savana onde os leões correm atrás das zebras, uma montanha onde as águias fazem os ninhos, uma planície onde as borboletas pousam nas espigas do trigo. A Constança também adora animais, mas o seu caderno é diferente. É rosa como os sonhos, amarelo como o Sol e tem a Polly e os amigos, um castelo e muitas fadas. Agora, no recreio, sentados no chão, tocam nas capas dos cadernos. A Constança abre os portões do seu castelo encantado, pega na mão do Diogo e, juntos, correm pelos jardins e voam nas asas das borboletas.
Ana Mafalda Damião
 (Professora de Português e de HGP)

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro.
Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.