Preparativos da venda de natal na EB/JI,
organizada com a Associação de Pais e da montagem de uma árvore de natal
no recreio da escola, feita no âmbito do projeto "+ família -
mochila" com os professores das AEC.
Links rápidos
- A História na Escola
- A Maior Flor do Mundo, José Saramago
- Aprender Francês
- Biblioteca Digital do Centro Virtual Camões
- Casa Fernando Pessoa
- Conjugação de Verbos
- English 4 U
- Era uma vez um rei...
- Francês Divertido
- Francês Fácil
- Francês OKAPI
- Infopédia
- Jardim de Histórias
- Jogos de Matemática
- Junior - Texto Editora
- Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes
- NETPROF - Fichas Interativas
- O Bichinho do Saber
- O Corpo Humano
- Palavras Cruzadas
- Podcasts de Adelina Moura
- PORDATA KIDS
- Recursos Didáticos
- Sala de Francês
- Sala de Inglês
- SNIRH-JÚNIOR
quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Mensagem de Natal
As nossas escolas começam a ganhar cores, sons e tons de
Natal a lembrar-nos que o 1º período está a chegar ao final.
Aos alunos, aos docentes, aos assistentes operacionais, aos
funcionários da secretaria, a todos os técnicos que trabalham connosco diariamente,
aos pais e encarregados de educação, a Equipa da Biblioteca deixa uma palavra
de agradecimento pelo apoio e colaboração em todas as atividades e deseja a
todos um Natal de Paz, Amor e muitas leituras.
Cartão de Natal
Escrevi
Um cartão de Natal
Dentro de mim.
Tenho-o presente
E (se puder)
Vou dá-lo a toda a gente.
Fiz-lhe um desenho
Leve e risonho,
Do tamanho
Do meu sonho.
E uma palavra só, aberta
Como uma flor
A responder
Na rima certa:
AMOR!!
Maria Alzira Machado, Pela Mão do Teu Sonho
terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Ioga na Escola Básica do Bom Sucesso
No âmbito do Projeto Porto Crinaças, da
Câmara Municipal do Porto, iniciaram já as aulas de ioga para o 1º ano e uma
turma do 2º ano.
Estas aulas irão decorrer ao longo do ano letivo, uma vez por semana.
Encontro com o escritor Bernardino Pacheco na EB do Bom Sucesso
No dia 7 de dezembro de 2017, o escritor Bernardino Pacheco
veio à Escola do Bom Sucesso para nos falar do seu livro “Aroyo e a galinha
Evalina”.
Num encontro muito animado, o escritor começou por falar da
experiência dos portugueses em Timor Leste, ao longo da história.
Seguidamente, respondeu a um conjunto de questões que tinham
sido preparadas pelas turmas do 3º e 4º anos.
- Como é o dia-a-dia das crianças em Timor?
Escritor – É muito diferente da vida em Portugal. Há muitos
meninos que têm que andar muito porque a escola é longe, o que não é fácil, não
apenas pela distância, mas também porque está sempre muito calor. As crianças
antes de irem para a escola ajudam os pais em algumas tarefas, como por exemplo
na pesca ou na horta.
- Em Timor as crianças têm boas maneiras?
Escritor – Sim, as crianças têm boas maneiras, são impecáveis
e boas. No início estranhei muito porque as crianças, na sala de aula, são
muito bem-comportadas.
- Como é que são as escolas em Timor?
Escritor – São muito diferentes daqui e por vezes muito
distantes dos lugares onde vivem algumas crianças. As turmas são muito grandes,
chegando a ter 30, 40 ou 50 alunos. Não há cadeiras para todos, por isso os que
chegam primeiro conseguem um lugar, os outros têm que se sentar no chão e
escrevem no colo.
- Gosta de ouvir e dançar as músicas timorenses?
Escritor – Sim. As danças são muito diferentes e eu gosto
muito.
- Que tipo de vestuário se usa em Timor?
Escritor – Poucas pessoas andam de casacos ou de calças,
porque está sempre muito calor. Nas escolas os alunos usam fardas (calções e
uma camisola com o símbolo da escola). Depois das aulas, no caminho para casa,
os alunos descalçam os sapatos, para que não se estraguem, e fazem o percurso
descalços.
- Quais são os pratos típicos de Timor?
Escritor – A base da alimentação dos timorenses é o arroz e o
milho. Comem alguma carne e peixe, que eles próprios pescam. Também consomem
ovos.
- Como é o clima em Timor?
Escritor – Muito quente.
- Como foi a sua experiência em Timor?
Escritor – Foi muito boa. Quando eu saía da escola ia para a
pesca com os pescadores da localidade em que vivia.
- Sentiu saudades da sua família enquanto esteve em Timor?
Escritor – Claro que sim.
- Pode dizer-nos algumas palavras em tétum?
Escritor – Sim, claro. Enquanto estive em Timor tive que
aprender a língua tétum para poder comunicar com a população.
- Como é a cidade em que vivia (monumentos, casas, ruas…)
Escritor – Há muitos monumentos. As casas são pobres e muito
velhas. As estradas e as ruas são de pedra.
Laura Cesário e Marta Flor, 4º A
sábado, 9 de dezembro de 2017
Xmas Everywhere
No dia 7 de dezembro, os alunos
do 7ºA da Escola Básica 2/3 Gomes Teixeira, acompanhados pela sua professora de
Inglês, Alexandra Nunes, visitaram cerca de 87 alunos do Jardim de Infância e
270 da Escola Primária do Bom Sucesso, a fim de lhes desejarem Boas Festas e um
ótimo Natal. A mensagem passou em forma cantada de temas conhecidos de todos,
tais como o Jingle Bells, We Wish You a Merry Christmas e Santa
Claus is coming to Town, entre outros.
A
visita natalícia ocorreu no âmbito da atividade Xmas Everywhere, em
que os alunos da referida turma de 7ºano e a sua docente de Inglês e Diretora
de Turma pretendem celebrar o Natal com vários atores e em diversos espaços do
Agrupamento de Escolas Infante D.Henrique. O ambiente foi de grande alegria e
de convívio entre os atores pequeninos e os seus convidados mais velhos, mas
também de grande comoção destes últimos, uma vez que a grande
maioria dos alunos do 7ºA também havia frequentado o JI e a Primária do Bom
Sucesso entre os 2 e os 9 anos. Assim, para além dos cânticos, houve lugar para
risos, choro, abraços e recordação de uma parcela da vida que todos evocam com
grande estima.
Subscrever:
Mensagens (Atom)























