sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Espetáculo Musical – Escola Gomes Teixeira

Hoje, último dia de aulas do 1º período, fomos brindados com um belíssimo espectáculo musical organizado pelo Professor Maurício Costa. Contou com a colaboração do Departamento de Educação Especial (Professoras Manuela Oliveira e Neuza Ferreira) e integrou todas as turmas dos 5º e 6º anos e os alunos do Clube Musicarte.
O espectáculo foi apresentado pela aluna Mariana Borges do 6º A que indicou aos presentes que, num primeiro momento, iriam ser cantadas três canções de música pop rock portuguesa, intituladas “O Homem do leme”, dos Xutos e Pontapés, “O Anzol”, dos Rádio Macau e “Os Loucos de Lisboa”, do grupo Ala dos Namorados. Num segundo momento dedicado ao Natal – duas canções,  “À Volta do Pinheiro” e “Prenda de Natal”, estas acompanhadas por dois grupos de alunos da UEEA.

E assim foi! Durante cerca de 20 minutos alunos, funcionários, docentes, gente que passava na rua, automobilistas e passageiros tiveram o privilégio de ouvir este enorme grupo a cantar e a encher de cor a escadaria da nossa escola.











quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

EB Bom Sucesso - Venda de Natal

Preparativos da venda de natal na EB/JI, organizada com a Associação de Pais e da montagem de uma árvore de  natal no recreio da escola, feita no âmbito do projeto "+ família - mochila" com os professores das AEC.







quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Mensagem de Natal

As nossas escolas começam a ganhar cores, sons e tons de Natal a lembrar-nos que o 1º período está a chegar ao final.
Aos alunos, aos docentes, aos assistentes operacionais, aos funcionários da secretaria, a todos os técnicos que trabalham connosco diariamente, aos pais e encarregados de educação, a Equipa da Biblioteca deixa uma palavra de agradecimento pelo apoio e colaboração em todas as atividades e deseja a todos um Natal de Paz, Amor e muitas leituras.

Cartão de Natal
Escrevi
Um cartão de Natal
Dentro de mim.
Tenho-o presente
E (se puder)
Vou dá-lo a toda a gente.
Fiz-lhe um desenho
Leve e risonho,
Do tamanho
Do meu sonho.
E uma palavra só, aberta
Como uma flor
A responder
Na rima certa:
AMOR!!

Maria Alzira Machado,  Pela Mão do Teu Sonho




















terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Galeria de imagens - Bernardino Pacheco

Ioga na Escola Básica do Bom Sucesso


No âmbito do Projeto Porto Crinaças, da Câmara Municipal do Porto, iniciaram já as aulas de ioga para o 1º ano e uma turma do 2º ano.
Estas aulas irão decorrer ao longo do ano letivo, uma vez por semana.

Encontro com o escritor Bernardino Pacheco na EB do Bom Sucesso

No dia 7 de dezembro de 2017, o escritor Bernardino Pacheco veio à Escola do Bom Sucesso para nos falar do seu livro “Aroyo e a galinha Evalina”.
Num encontro muito animado, o escritor começou por falar da experiência dos portugueses em Timor Leste, ao longo da história.

Seguidamente, respondeu a um conjunto de questões que tinham sido preparadas pelas turmas do 3º e 4º anos.

- Como é o dia-a-dia das crianças em Timor?
Escritor – É muito diferente da vida em Portugal. Há muitos meninos que têm que andar muito porque a escola é longe, o que não é fácil, não apenas pela distância, mas também porque está sempre muito calor. As crianças antes de irem para a escola ajudam os pais em algumas tarefas, como por exemplo na pesca ou na horta.

- Em Timor as crianças têm boas maneiras?
Escritor – Sim, as crianças têm boas maneiras, são impecáveis e boas. No início estranhei muito porque as crianças, na sala de aula, são muito bem-comportadas.
- Como é que são as escolas em Timor?
Escritor – São muito diferentes daqui e por vezes muito distantes dos lugares onde vivem algumas crianças. As turmas são muito grandes, chegando a ter 30, 40 ou 50 alunos. Não há cadeiras para todos, por isso os que chegam primeiro conseguem um lugar, os outros têm que se sentar no chão e escrevem no colo.


- Gosta de ouvir e dançar as músicas timorenses?

Escritor – Sim. As danças são muito diferentes e eu gosto muito.

- Que tipo de vestuário se usa em Timor?
Escritor – Poucas pessoas andam de casacos ou de calças, porque está sempre muito calor. Nas escolas os alunos usam fardas (calções e uma camisola com o símbolo da escola). Depois das aulas, no caminho para casa, os alunos descalçam os sapatos, para que não se estraguem, e fazem o percurso descalços.

- Quais são os pratos típicos de Timor?
Escritor – A base da alimentação dos timorenses é o arroz e o milho. Comem alguma carne e peixe, que eles próprios pescam. Também consomem ovos.

- Como é o clima em Timor?
Escritor – Muito quente.

- Como foi a sua experiência em Timor?
Escritor – Foi muito boa. Quando eu saía da escola ia para a pesca com os pescadores da localidade em que vivia.

- Sentiu saudades da sua família enquanto esteve em Timor?
Escritor – Claro que sim.

- Pode dizer-nos algumas palavras em tétum?
Escritor – Sim, claro. Enquanto estive em Timor tive que aprender a língua tétum para poder comunicar com a população.

- Como é a cidade em que vivia (monumentos, casas, ruas…)
Escritor – Há muitos monumentos. As casas são pobres e muito velhas. As estradas e as ruas são de pedra.
Laura Cesário e Marta Flor, 4º A