quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Faça Lá um Poema 2018


O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), com intenção de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, convidam os alunos  do 3º Ciclo do ensino básico e do ensino secundário, das escolas públicas e privadas do continente e ilhas, a participar no Concurso FAÇA LÁ UM POEMA, que decorrerá entre fevereiro e março de 2018.
Os poemas a concurso devem ser enviados para o PNL2027, em formulário próprio do Sistema de Informação do PNL2027 (SIPNL) onde constam os elementos de identificação dos concorrentes, até ao dia 26 de fevereiro de 2018.
A apresentação pública dos poemas selecionados terá lugar no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA, que se celebra a 21 de março de 2018.

Os autores dos textos premiados podem ler os seus poemas na Maratona de Leitura do CCB, indicar alguém que os leia por si ou permitir a um declamador que o faça.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Semana dos Afetos

Na semana de 19 a 23 de fevereiro, comemorou-se a “Semana dos Afetos” com o desenvolvimento de várias atividades na escola EB2,3 Gomes Teixeira. Cinco dias especiais cada um dedicado a um tema diferente.
A segunda-feira foi dedicado à visualização de filmes na Biblioteca da Escola Gomes Teixeira relacionados com os afetos.
Na terça-feira foram confecionadas bolachas em forma de coração pelos alunos que integram as Unidades de Ensino Estruturado de Autismo, que posteriormente foram vendidas. A opinião foi unânime em afirmar que estavam deliciosas!
Na quarta-feira teve lugar a distribuição de coroas dos afetos por todas as turmas do 5º ao 9ºano, em que as turmas escreveram frases sobre a importância dos afetos, as mesmas foram afixadas na porta de cada respetiva turma e, posteriormente, as coroas embelezaram a árvore que se encontra no átrio da escola. Realizou-se, ainda, sessões de sensibilização em algumas turmas, dinamizadas pela docente Neusa Ferreira.
A quinta-feira foi dedicada ao “Dia dos abraços” e a melhor forma de dinamizar foi dar abraços! Foi um dia repleto de sorrisos, calor humano e boa disposição!
Para finalizar a semana, na sexta-feira, teve lugar a distribuição das cartas do dia dos namorados pelas responsáveis pela biblioteca escolar e por alguns alunos da Educação Especial. O amor fez-se sentir!

Estas atividades permitiram sensibilizar para a importância dos afetos e para o desenvolvimento pessoal, bem como, para reforçar os laços de afetividade entre os membros da comunidade educativa.
O sucesso da atividade só foi possível graças à colaboração e ao envolvimento de todos os alunos, professores e assistentes operacionais a quem não podemos deixar de agradecer vivamente.
Foi uma semana mágica em que a escola se vestiu de cor e alegria, onde não faltou a partilha de afetos!

A responsável,
Neusa Ferreira